sábado, 21 de fevereiro de 2009

projecto 05 - objecto de sátira



A ideia de usar o ídolo nacional como objecto de sátira surgiu-me logo desde o início, na altura em que Cristiano Ronaldo ganhou o prémio de melhor jogador do mundo. Fiquei incrédulo com a cobertura televisiva dada ao evento, bem como a constante presença do jogador em anúncios publicitários e em campanhas promocionais do que há de melhor no país. A quantidade de vezes que se vê o seu rosto na televisão chega a tornar-se entediante.
Este tipo de campanhas patrióticas e de orgulho nacional fez-me lembrar o mesmo tipo de cobertura mediática que o governo promoveu ao lançar o célebre computador Magalhães. Parece-nos agora que quer a presença do jogador quer a do computador são indispensáveis ao país e às gerações futuras como exemplo de progresso e de sucesso e como padrões a seguir pelos mais novos.
Assim sendo, decidi criar a nova Diciopédia Juvenil CR (edição Cristiano Ronaldo), apenas disponível para os portáteis da nova geração e criado especialmente pelo Ministério da Educação. Pretendi satirizar o jogador como sendo de facto um modelo para os jovens, de conhecimento, de atitude e de carácter, e as entidades governamentais pela criação deste modelo com fins de auto-promoção. O slogan "Aprende com o Génio. Aprende com o Cristiano.", vem sintetizar toda esta minha intenção de sátira. Creio de não são, de facto, nem o Cristiano nem o Magalhães os perfeitos exemplos de um país de progresso.
Postei o design da capa da diciopédia, formato DVD, de modo a que os detalhes e o texto fossem mais visíveis.

1 comentário:

Andreia disse...

Primeiro, tens de actualizar o teu perfil... Agora já não és o "menininho" da viola, agora pertences á tão afamada classe (tanto para o bem como para o mal) dos Cantores... hehe

Segundo, gostei da sátira... É mesmo à Gonçalo (que não sabia que eras Limpo, sempre tive de ti uma ideia sujinha xD)!

Sem mais inutilidades a dizer,
Beijoca* espero ver-te amanhã lá a apoiar a tua classe... :P