quarta-feira, 19 de novembro de 2008

projecto 01









O objectivo deste projecto era auto-caracterizar-nos através de uma composição em A3, bidi ou tridimensional. Foi difícil para mim descobrir algo que me identificasse imediatamente, que me tornasse diferente dos outros à partida.
Comecei por averiguar características físicas. Pensei que talvez os meus olhos me definissem, já outrora mos tinham apontado como uma característica minha, de certa forma, marcante. Tentei relacionar essa minha característica física com uma psicológica, um gosto ou um interesse que me fosse próprio, a música. Toco viola d'arco, e o instrumento pareceu-me um bom ponto de partida. Acabei por abandonar os meus olhos e concentrei-me numa das minhas grandes paixões, a música. Transformei as letras do meu nome em figuras musicais (inspirei-me para essa ideia no facto de a clave de sol ter sido, na realidade, um "G", porque a nota sol é, na simbologia musical, a letra G) e coloquei-as num suporte tridimensional, uma "parte" de um instrumento de cordas que sugerisse o meu. Na verdade, só alguns contrabaixos possuem 5 cordas, mas eu pretendia que as "cordas" da minha estrutura representassem quer a escala de um instrumento, quer a pauta musical, de modo a que as figuras se inserissem naturalmente.
Para o fundo, recortei várias partituras que fotocopiara, colei-as de forma aleatória e "patinei-as" num dourado suave, de modo a que o fundo não desviasse a atenção dos restantes elementos da composição. A minha intenção era mostrar uma essência minha bastante musical e romântica. Contudo, considero-me também actual e com um espírito moderno, pelo que introduzi o CD como elemento contrastante, quase como uma ruptura. Assim sendo, transmiti não só a minha grande paixão, como a grande dualidade que me define.

Sem comentários: