segunda-feira, 24 de novembro de 2008

projecto 04 - t-shirt contra o racismo - esboço 1







O SÍMBOLO IGUAL é outra das soluções possíveis. Torna-se óbvia a intenção da sua utilização no tema do racismo, em que a desigualdade e a discriminação são palavras-chave. A igualdade é, portanto, o motivo central deste design. Parti do símbolo em si, com uma das barras a branco e outra a negro. Inspira-se também no yin yang, mas com uma abordagem talvez mais universal e mais directa. Um yin yang matemático, entenda-se.
Fui dissecando esta ideia, tendo primeiro elaborado uma composição tipográfica que no seu todo constituísse o símbolo. A organização das palavras e os diferentes tipos de letra foram decididos tendo em vista não só um equilíbrio estético mas fundamentalmente o aspecto formal final.
A mensagem IF MATHS ARE OUR NATURE… WHY CAN’T WE BE EQUALS? vem relacionar implicitamente o carácter matemático do símbolo e o contraste com a desigualdade que se vive. Se a natureza e a matemática se equacionam, lado a lado, porque não havemos nós de o fazer também? Afinal, a nossa natureza é única e exclusivamente a humana, única e igualitária.

Apresentei várias possibilidades para esta solução. Inscrevi a tipografia num círculo preto, tentando avaliar se o contraste criaria mais impacto, se o negro daria mais realce à tipografia e se o círculo acentuaria o carácter rectangular do símbolo. Adicionei também cor ao círculo, a fim de tornar o design mais atractivo e conseguir colocar uma”barra” a negro e outra a branco, em igual destaque (talvez dando mais destaque à questão fulcral).



Sem comentários: