quinta-feira, 20 de novembro de 2008

projecto 02 - w.c universal










Gostei particularmente deste desafio. Criar uma família de ícones de casa de banho ao mesmo tempo coerente, inovadora, simples, universal e bem visível a qualquer distância, pode constituir uma verdadeira dor de cabeça. Foi por isso que preenchi folhas inteiras de esboços, na esperança de encontrar alguma ideia que me agradasse. Fiz uma primeira selecção das famílias de ícones que poderiam resultar, desenhando-as de forma mais organizada. Achei mais graça a uma delas, elaborando um esquema preliminar e apresentando-o como uma das soluções possíveis. Pretendi que se visse, quer para o homem quer para a mulher, uma espécie de linha oblíqua que sugerisse parte da silhueta de ambos, aproveitando o resultado e adaptando-o para o perfil do deficiente. Constatei, na apresentação, que não transmitira adequadamente a minha intenção, pelo que optei por criar outra solução completamente diferente. Na minha concepção, se uma ideia não resulta, não vale a pena remendá-la, prefiro mudá-la drasticamente.
Foi assim que surgiu a ideia final. Pensava com a caneta e apareceu-me na mente o jogo do tetris. Começei a organizar três elementos de modo a que servissem os três ícones, e o resultado entusiasmou-me. Era exactamente aquilo que queria. O homem com braços, fazendo lembrar um casaco comprido. A mulher com a baínha da saia. E o deficiente sentado. Creio que cumpri as exigências do desafio.

Sem comentários: